16/04/2014

III Encontro do Proinfância no Paraná e X Encontro Regional Sul do MIEIB

Nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2014 aconteceu em Curitiba/PR o III Encontro do Proinfância no Paraná e X Encontro Regional Sul do MIEIB com o tema central “A Educação Infantil no contexto das políticas públicas: demandas, ações e perspectivas”.



O evento organizado pelo FEIPAR com o apoio dos Fóruns de SC e RS, foi promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica. Reunindo representantes dos fóruns dos três Estados da região Sul, entre outros atores envolvidos com as políticas públicas de Educação Infantil, se constituiu num momento estratégico para fortalecimento das bandeiras de luta, articulação e proposições do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil diante do contexto atual da Educação Infantil.
Com a finalidade de aproximar atores que incidem sobre a efetivação das políticas públicas na oferta da educação infantil, este evento pretendeu promover o debate em torno de questões que possam representar avanços no sentido da equidade e da qualidade desta etapa da Educação Básica, tendo como perspectiva lançar proposições articuladas em prol do aprimoramento das políticas para a educação infantil, abordando as temáticas: "Educação Infantil como uma política de inclusão""Desafios e perspectivas da Educação Infantil - Qualidade, Financiamento e Acesso""Avaliação na e da Educação Infantil no âmbito das políticas públicas""A docência na Educação Infantil e as políticas de formação: um diálogo necessário entre os cursos de pedagogia, a gestão municipal e a Secretaria da Educação Básica", "Organização do espaço do Proinfância".
As temáticas foram abordadas em Conferências e Mesas com a contribuição de especialistas e pesquisadores. Na programação do evento também foi garantido tempo para o debate e contribuições dos participantes. Os representantes dos fóruns também estiveram reunidos para pautas específicas do MIEIB, como a socialização da Carta de Brasília – documento elaborado pelo movimento no Encontro Nacional realizado em novembro de 2013 e que revela os posicionamentos elaborados coletivamente -, do processo de planejamento estratégico e que visa fortalecer o movimento quanto à mobilização, articulação e incidência, entre outros informes relacionados às ações em curso.
Como parte da estratégia para fortalecimento da militância na região sul, foram constituídos grupos que debateram sobre temas considerados prioridade na pauta atual do movimento e que demandam ações em curto e médio prazo. Os grupos se reuniram em dois momentos: o primeiro para contextualização e debate sobre a temática e no segundo os fóruns de cada estado se reuniram separadamente para indicar proposições sobre cada temática para definição de encaminhamentos na Assembleia final. Os temas debatidos foram: PNE – CONAE, Corte etário, obrigatoriedade de matrícula na EI e EF, proposta de alteração do ECA PL - 6998/2013, PROINFÂNCIA e FÓRUNS e Docência na EI.
Caberá à comissão de sistematização, constituída por uma representante de cada fórum finalizar o documento do encontro que em breve será socializado. O documento indicará aos fóruns as ações que deverão ser fortalecidas em cada estado e aquelas a serem implementadas no sentido da busca de efetividade na incidência quanto às demandas consideradas prioritárias.
O FEIPAR manifesta seu agradecimento a todas e todos que contribuíram para o sucesso desse evento!




Nenhum comentário:

Postar um comentário