23/12/2018

Boletim MIEIB - dez 2018

Nota do MIEIB em defesa da manutenção inquestionável da creche no FUNDEB

O Comitê Diretivo do MIEIB enviou para todos os Fóruns de Educação Infantil nos estados e no DF a nota a respeito da manutenção inquestionável da creche no FUNDEB – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Para acessar a nota completa, clique aqui. 

Veja o Boletim Completo:

MIEIB conclama Fóruns de Educação Infantil para monitorar o cumprimento da data do 31 de março como corte etário

O Comitê Diretivo do MIEIB elaborou um documento de orientação, direcionado aos Fóruns de Educação Infantil dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para que cobrem dos sistemas de ensino o cumprimento da decisão do Conselho Nacional de Educação, reforçado pelo Supremo Tribunal Federal, sobre a data do corte etário para ingresso no ensino fundamental: dia 31 de março. Confira aqui a matéria completa.
MIEIB participa de audiência pública sobre a revisão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
O MIEIB  participou no dia 19 de novembro, de uma audiência pública no Conselho Nacional de Educação que teve por objetivo esclarecer e debater a atualização da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) proposta pelo MEC. Maria Aparecida Camarano Martins, do Comitê Diretivo do MIEIB, participou da audiência e levou a todos o posicionamento do Movimento, que foi devidamente protocolado no órgão. Veja aqui a matéria completa.
Integrantes de Fóruns de Educação Infantil reúnem-se em Belém e discutem a conjuntura
Quase 40 integrantes de diversos Fóruns Estaduais de Educação Infantil, de norte à sul do Brasil, aproveitaram a participação no Grupeci (Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias) para um encontro extraordinário do MIEIB, no dia 30 de novembro de 2018. As participantes trocaram informações sobre a atuação dos Fóruns em cada estado, os desafios e as estratégias de superação. Clique aqui e veja um breve relato do encontro.
MIEIB participa, em Brasília, da Assembleia da Rede Nacional Primeira Infância
O MIEIB participou da Assembleia 2018 da Rede Nacional Primeira Infância, que aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro, em Brasília, representado pelas integrantes Rita Coelho, Cida Camarano e Rose Bonfim. A Educação Infantil e o financiamento das políticas públicas para as crianças de até seis anos foram alguns dos temas elencados como prioridades na atuação da RNPI ao longo dos próximos dois. Clique aqui e veja a notícia na íntegra.
 
Comissão do Senado publica relatório com avaliação do cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal publicou um relatório, que apresenta o trabalho de avaliação de políticas públicas do cumprimento da meta número 1 do Plano Nacional de Educação. O relatório foi realizado com base em análise de documentos, entrevistas com gestores públicos e representantes da sociedade civil – incluindo o MIEIB – e buscou mapear os principais programas federais, os avanços e os gargalos para o cumprimento da meta. Clique aqui e acesse na íntegra.

Fórum Baiano de Educação Infantil denuncia extinção de turmas de berçário e de tempo integral em Salvador

Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro se articula com MPRJ pela ampliação do atendimento nas creches

Reunião ampliada do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco aborda PNEEI

Fórum de Educação Infantil de Juiz de Fora promove mesa sobre brincar com a natureza como direito humano

Fórum de Educação Infantil do Ceará na luta contra o “Escola sem Partido”: por uma Educação Infantil democrática


Avalie a página do MIEIB no Facebook e convide suas amigas e amigos para curtirem também. 

Juntas somos mais fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário