24/08/2021

[PNLD 2022] Livro Didático na EI Não

 Continuamos em mobilização!! #LivroDidáticonaEINão

Para o Edital do PNLD 2022 da Educação Infantil, o período presente entre 16 e 30 de agosto é a etapa prevista para a escolha dos livros pelas escolas.

Contudo, mesmo que seu município tenha feito a adesão a este PNLD, que pretende distribuir livros didáticos (que são em verdade cartilhas com intenção de treinar a escrita precoce na Educação Infantil), vocês nas escolas e centros municipais de educação infantil podem não escolher quaisquer das obras didáticas oferecidas que não contemplam boas proposições às crianças.  

O PNLD 2022 fere os direitos fundamentais das crianças, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI e os princípios da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC).

As creches e pré-escolas são espaços para as crianças viverem suas infâncias, de modo pleno. As unidades educacionais e vocês professoras tem autonomia para não escolher nenhuma obra didática, em consonância com a defesa da integralidade da ação de educar as crianças pequenas.

Seguimos na resistência e ganhamos a parceria de interlocutores que nos apoiam com suas narrativas visuais na defesa da autonomia docente, na defesa por dizer #LivroDidáticonaEINão

Educação Infantil é lugar de tantas experiências às crianças: na e com a natureza, de interagir e brincar, de ler/ouvir histórias e imaginar, de ter acesso a livros de literatura de qualidade!

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário