31/03/2016

III Encontro Estadual do FEIPAR

por Soeli T. Pereira

O III Encontro Estadual do FEIPAR - Fórum de Educação Infantil do PR, aconteceu no dia 29/03 na cidade de Paranaguá. O evento promovido pelo FEIPAR com apoio da UFPR e Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, teve como tema "O direito à Educação Infantil em pauta" diante dos desafios atuais enfrentados, tais como: a obrigatoriedade de matricula na pré-escola, a redução da jornada de atendimento, a utilização de espaços inadequados, a inexistência de carreira docente em toda a EI, a utilização de recursos públicos para a compra de "pacotes" de instituições privadas - material didático, apostilamento, formação continuada e assessoria - e retrocessos como a proposta do Dep. Estadual Alfredo Kaefer (PSDB/PR) de garantir a existência de creches domiciliares. 

O evento contou com a contribuição do Prof. Vital Didonet, referência nas conquistas para a EI no Brasil, que em sua palestra abordou aspectos do quadro da EI na contemporaneidade entrelaçando diferentes saberes na reflexão sobre a relevância dessa etapa da educação básica para as crianças, sujeitos históricos e de direitos. 

E foi com satisfação que, em primeira mão, tivemos o lançamento do livro resultante do projeto sobre Avaliação em Educação Infantil, coordenado pelas Prof.as Catarina MoroAngela Scalabrin e Gizele de Souza da UFPR. A publicação contribuirá significativamente para a consolidação de uma política nacional de Avaliação do contexto da EI que considere a participação efetiva dos sujeitos que a compõe. 
Foi um dia de intensas reflexões e provocações no sentido do fortalecimento da luta do movimento social da EI no PR a partir das demandas nacionais e locais. 

Agradecemos pela presença das mais de 400 participantes, profissionais, gestoras e pesquisadoras do campo da EI e também às militantes do FEIPAR de diferentes municípios do PR. Agradecemos a todas que contribuíram para a realização deste encontro e, de modo especial, às companheiras do GTEI Caiçara por todo o apoio e acolhida. 
Continuemos juntas na luta pelo direito à EI de qualidade para todas as crianças!

 "Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto" 







 



























Imagens - Daniela Vieira e Soeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário