22/06/2015

MOÇÃO DE APOIO À APROVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA

MOÇÃO DE APOIO À APROVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA – PROPOSIÇÃO nº 005.00129.2015 


O FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO PARANÁ - FEIPAR vem a público manifestar seu apoio à aprovação do Plano Municipal de Educação de Curitiba, discutido e elaborado coletivamente, como parte das responsabilidades do Fórum Municipal de Educação – FME. 
Desde sua criação o FME veio realizando encontros periódicos por meio de reuniões ordinárias e extraordinárias; encontros temáticos destinados a debater a educação municipal na cidade e o Plano Municipal de Educação, bem como a discussão do Plano Nacional de Educação, Lei Federal nº 13.005/2014, aprovado em 25 de junho de 2014. Realizou também as Conferências Municipais de Educação, de 2013 e de 2015, primando pela garantia do direito à educação e a promoção dos direitos humanos. 
Na Conferência deste ano foram aprovadas, coletiva e democraticamente, 26 metas e 336 estratégias para Plano decenal do município na área da Educação, em consonância com as metas e estratégias do PNE. 
Com a promulgação da lei do PNE Estados e Municípios contam com um ano para, após elaboração ou atualização de seus planos de Educação, tê-los publicados em lei. O não cumprimento deste prazo pode implicar no bloqueio de repasses de recursos do governo federal para os demais entes federados. Assim, o prazo final estabelecido para ter o plano sancionado em lei é o dia 24 de junho de 2015. 
Cabe reiterar o fato do Plano Municipal de Educação constituir-se em instrumento legal para a implementação, gestão e monitoramento das políticas e ações da área num período de 10 anos, com vistas a ampliação do direito à educação de qualidade em todos os níveis e modalidades de ensino, tanto para as redes públicas quanto para as redes particulares. 
Assim, o FEIPAR conclama a aprovação, na íntegra, do Projeto de Lei referente ao Plano Municipal de Educação de Curitiba em tramitação na Câmara Municipal, na proposição nº 005.129.2015. 

FEIPAR - Fórum de Educação Infantil do Paraná 

Curitiba, 20 de maio de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário