16/05/2018

Boletim de Notícias MIEIB - MAIO/2018


Edição #1 - Maio de 2018 - MIEIB - Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

Rumo à Manaus:
desejos e expectativas para o
XXXIV Encontro Nacional do MIEIB

Prepare-se! Vem chegando a trigésima quarta edição do Encontro Nacional do MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, que acontecerá pela primeira vez na Região Norte do Brasil, precisamente em Manaus, entre os dias 22 e 24 de agosto. O Encontro contará com atividades voltadas aos integrantes do movimento, e também abertas ao público-geral, para as quais são esperadas mais de 700 pessoas (veja aqui mais informações sobre inscrições, programação e hospedagem). Perguntamos a representantes dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil das 5 regiões do Brasil: –Quais suas expectativas e desejos para o Encontro Nacional? Veja as respostas!
 Clique aqui e acesse a matéria completa.
Continua...

Qualidade dos livros para as crianças da educação infantil: por que especialistas estão preocupadas com edital do PNLD literário?

O edital do PNLD literário foi lançado no início do mês, pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), e já está provocando polêmica. Em abril, o MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil –assinou uma nota de posicionamento pedindo mudanças no edital. Entrevistamos a professora Mônica Baptista, do Projeto Leitura e Escrita e  Universidade Federal de Minas Gerais, para quem o edital está mal elaborado, atrelando literatura a conteúdo instrucional.   Nós, especialistas, temos um compromisso com a política de compra e de distribuição de livros infantis porque sabemos o volume significativo de recursos que é gasto nesta compra, e queremos que os melhores livros cheguem às crianças".
 
Clique aqui e acesse a entrevista completa.

MIEIB reivindica que professoras e movimentos sociais participem dos debates sobre a Política Nacional de Educação Especial

O Comitê Diretivo do MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil enviou ofício ao Ministério da Educação reivindicando que sejam apresentadas as razões para a alteração da atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) que está sendo elaborada pelo MEC. Outra importante solicitação é que outros movimentos sociais, universidades e entidades de classe também sejam ouvidos e considerados nesta construção.   Clique aqui para ver a notícia completa.

MIEIB repudia declaração de Ministro sobre oferta de educação infantil em Unidades de Saúde

O MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil lançou hoje uma nota de posicionamento repudiando a declaração do Ministro da Saúde Gilberto Occhi, que afirmou que Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento poderiam abrigar creches e escolas.  Clique aqui e acesse a matéria completa.

Está chegando a CONAPE 2018 e a Educação Infantil estará presente!

Os Fóruns Estaduais e Municipais de Educação Infantil vem participando e organizando eventos preparatórios da CONAPE em diferentes estados, pautando o tema da Educação Infantil na Conferência Nacional Popular de Educação 2018. E o evento já está chegando: acontece dos dias 24 a 26 de maio, em Belo Horizonte. O Fórum Municipal de Educação de Vitória, junto ao MIEIB e à Campanha Nacional pelo Direito à Educação, vão levar uma delegação de 40 estudantes e seus familiares, e promoverão uma atividade de debate voltada aos alunos da educação básica e famílias, dia 25/05.  Clique aqui para se inscrever como observador da CONAPE e saber tudo sobre a conferência. 

Participe da Semana de Ação Mundial 2018: Por um PNE e um Fundeb pra Valer e pela revogação da EC 95

O MIEIB é um dos participantes do Comitê Técnico da SAM e convida a todxs para participar da Semana de Ação Mundial 2018. Coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação há 15 anos, a SAM 2018 acontecerá entre os dias 3 e 10 de junho em todo o território nacional. Sob o mote, Se prioridade é educação, tire a tesoura da mão! Direitos valem mais, não aos cortes sociais!, a SAM garantirá um olhar nacional qualificado e crítico para esse debate, reforçando a necessidade da implementação plena dos marcos legais já existentes para o cumprimento do direito à educação e da necessidade de um chamamento nacional por nenhum retrocesso.   Clique aqui e saiba mais!

Nos Fóruns Estaduais...

O encontro de abril do Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro contou com a participação de Rita Coelho, que falou sobre os desafios da conjuntura para os movimentos da Educação Infantil no Brasil. 
Desejamos sucesso ao novo Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul (2018-2022), eleito na reunião plenária realizada no dia 16 de março de 2018. A Coordenação do Grupo Gestor está a cargo da competente e dedicada Profª Drª Ana Paula Gaspar Melim, e conta também com as professoras Mariéte Félix Rosa, Giana Amaral Yamin, Vera Lucia Guerra,  Ordália Alves Almeida, Regina Apª Marques de Souza, Milene Bartolomei da Silva, Luziette Amarilha, José Carlos Monteiro, Leusa de Melo Secchi, Luciana Ferriol de Mattos, Aroldo Antonio da Silva, Silvia Tavares Farina, e Tânia Maria Filiu de Souza
O encontro do Fórum de Educação Infantil do Ceará (FEIC) aconteceu dia 10 de abril e contou com reflexões a respeito das interações e brincadeiras na educação infantil. Além disso, o encontro contou com a eleição para o grupo gestor do FEIC, que conta agora com duas novas militantes: Ana Paula Simões e Rejane, bem-vindas!
No dia 12/04, o FEIDF realizou a Conferência Livre para a CONAPE, em parceria com a ANPAE, a ANFOPE e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, na Universidade de Brasília. Tânia Dornellas, Cristina Coelho e Vital Didonet avaliaram a meta 1 do PNE  e suas relações com a meta 17, alertando sobre os riscos que a Educação Infantil corre no Brasil hoje.
Seminário “Embates e Debates sobre a implementação do PNAIC e BNCC para Educação Infantil”, realizado pelo Fórum Regional Sul de Educação Infantil de Santa Catarina, no dia 17 de abril de 2018, em Tubarão/SC
No dia 18/04, como evento da III Semana do Bebê do Distrito Federal, aconteceu a Formação d@s Professoras/res da Educação Infantil, uma parceria entre Secretaria de Educação, Secretaria da Criança e o Fórum de Educação Infantil do DF (FEIDF).
O Fórum de Educação Infantil de Pernambuco apresentou a moção de repúdio ao ato de violência contra as professoras da educação infantil de Belo Horizonte durante a Conferência  Estadual popular de Educação de Pernambuco. A Moção foi aprovada por todos os delegados e delegadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário