19/11/2016

PROPOSIÇÕES DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROPOSIÇÕES DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

Os Fóruns de Educação Infantil, presentes no V Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil, realizado em Belo Horizonte, em outubro/novembro de 2016, a partir da análise do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil e percebendo a riqueza e o potencial articulador dessa proposta vem propor ao MEC: 

 que o planejamento da implementação do projeto “Formação de professoras sobre leitura e escrita na Educação Infantil”, seja desenvolvido por meio de uma ação colegiada com a participação do MEC, das professoras/pesquisadoras do projeto, representantes do MIEIB e UNDIME, de forma a garantir a publicização das concepções e do material produzido. Entendemos que o acesso a esse projeto é fundamental para melhoria da qualidade da Educação Infantil, dado o seu poder transformador na prática docente; 

 que o projeto de formação docente “Leitura e Escrita na Educação Infantil” seja constituído como política de estado, desenvolvendo estratégias contínuas de formação continuada do profissional. A organização inicial desse projeto deve ser presencial, atingindo aos docentes da Educação Infantil em serviço, tendo como prazo de execução um período de até 5 anos, a partir de 2017. Entendemos que a realização de um projeto piloto não possibilitará uma implementação significativa da proposta; 

 que seja criado, após a implementação presencial, a modalidade semipresencial como forma de garantir a abrangência nacional do projeto. 

 que seja garantida uma articulação entre o projeto de formação e a distribuição de livros de literatura infantil pelo PNBE de responsabilidade da União; 

 que o MEC em articulação com a UNDIME fomente a participação dos municípios, para garantir condições de implementação do projeto de formação; 

 que na execução do projeto de formação “Leitura e Escrita na Educação Infantil” mantenha-se a sistemática de reflexão e pesquisa que durante a formulação do projeto colaboraram para a sustentação das ideias e do seu direcionamento. 

 que o MEC proponha um amplo debate com as universidades de forma a discutir as concepções do projeto, gerando impactos na formação inicial de docentes para a Educação Infantil. 

Fórum Mineiro de Educação Infantil Fórum de Educação Infantil do Ceará Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal Fórum de Educação Infantil do Pará Fórum de Educação Infantil do Paraná Fórum de Educação Infantil do Rio de Janeiro Fórum de Educação Infantil do Mato Grosso do Sul Fórum Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul Fórum de Educação Infantil de Pernambuco 

Esse documento foi aprovado em plenária por todos os participantes do V Seminário de Leitura e Escrita. 

Belo Horizonte, 01 de novembro de 2016

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