PROPOSIÇÕES DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS
SOBRE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Os Fóruns de Educação Infantil, presentes no V Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil, realizado em Belo
Horizonte, em outubro/novembro de 2016, a partir da análise do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil e
percebendo a riqueza e o potencial articulador dessa proposta vem propor ao MEC:
que o planejamento da implementação do projeto “Formação de professoras sobre leitura e escrita na
Educação Infantil”, seja desenvolvido por meio de uma ação colegiada com a participação do MEC, das
professoras/pesquisadoras do projeto, representantes do MIEIB e UNDIME, de forma a garantir a
publicização das concepções e do material produzido. Entendemos que o acesso a esse projeto é
fundamental para melhoria da qualidade da Educação Infantil, dado o seu poder transformador na prática
docente;
que o projeto de formação docente “Leitura e Escrita na Educação Infantil” seja constituído como política de
estado, desenvolvendo estratégias contínuas de formação continuada do profissional. A organização inicial
desse projeto deve ser presencial, atingindo aos docentes da Educação Infantil em serviço, tendo como
prazo de execução um período de até 5 anos, a partir de 2017. Entendemos que a realização de um projeto
piloto não possibilitará uma implementação significativa da proposta;
que seja criado, após a implementação presencial, a modalidade semipresencial como forma de garantir a
abrangência nacional do projeto.
que seja garantida uma articulação entre o projeto de formação e a distribuição de livros de literatura
infantil pelo PNBE de responsabilidade da União;
que o MEC em articulação com a UNDIME fomente a participação dos municípios, para garantir condições
de implementação do projeto de formação;
que na execução do projeto de formação “Leitura e Escrita na Educação Infantil” mantenha-se a sistemática
de reflexão e pesquisa que durante a formulação do projeto colaboraram para a sustentação das ideias e
do seu direcionamento.
que o MEC proponha um amplo debate com as universidades de forma a discutir as concepções do projeto,
gerando impactos na formação inicial de docentes para a Educação Infantil.
Fórum Mineiro de Educação Infantil
Fórum de Educação Infantil do Ceará
Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte
Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal
Fórum de Educação Infantil do Pará
Fórum de Educação Infantil do Paraná
Fórum de Educação Infantil do Rio de Janeiro
Fórum de Educação Infantil do Mato Grosso do Sul
Fórum Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul
Fórum de Educação Infantil de Pernambuco
Esse documento foi aprovado em plenária por todos os participantes do V Seminário de Leitura e Escrita.
Belo Horizonte, 01 de novembro de 2016
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