30/08/2013

Livro “Participação e qualidade em educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos”


 No dia 21 de agosto o NEPIE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil - apresentou o livro “Participação e qualidade em educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos”, organizado por Anna Bondioli e Donatella Savio (tradução de Luiz Ernani Fritoli ).


Apresentação do Livro


O livro organizado por Anna Bondioli e Donatella Savio, em lançamento pela Editora UFPR, permite aos leitores a imersão em um processo de compartilhamento acerca do projeto educativo em contextos de educação da infância. A discussão da experiência avaliativa, à partir da negociação das reflexões e ações educativas, partem do interior dos grupos implicados em cada contexto e envolve o compartilhamento de valores, objetivos e práticas entre todos os que dele fazem parte - coordenação, professores e pais - tornando-os mais conscientes da intencionalidade e consequentemente da identidade do trabalho educativo com crianças em creches e pré-escolas. A temática é discutida conceitual e metodologicamente no âmbito da pesquisa participativa e da avaliação democrática, como o grupo de Pavia tem desenvolvido seus trabalhos. Em seguida, são apresentadas as experiências realizadas nas creches e nas pré-escolas do Município de Módena, no sentido de colocar os protagonistas da ação educativa – professores, pais, crianças –  em debate e, realçar a vertente formativa e fortalecedora dos envolvidos nesse processo.

Anna Bondioli ensina Pedagogia Geral e Pedagogia Experimental na Universidade de Pavia.
Donatella Savio é Pesquisadora na área de Pedagogia Geral na Universidade de Pavia. 




NEPIE 
Rua General Carneiro, 460 - 4º andar - sala 408 A
Edifício D. Pedro I  Reitoria
Telefone: (55) 41 3360-5219
Contato: nepie@ufpr.br - www.nepie.ufpr.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário