11/02/2020

Exposição Fotográfica - 30 anos do ECA e a Educação Infantil

❗️❗️Adiamento da Exposição Fotográfica❗️❗️
❗️❗️Data a ser definida ❗️❗️
Prezadas/os, mediante as orientações dos órgãos de saúde e recomendação da UFPR frente à pandemia do coronavírus, o Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR), vem por meio deste comunicar o adiamento da Exposição fotográfica, data a ser definida.
As fotografias enviadas estão sendo analisadas pela Comissão.



“OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM PROL DA INFÂNCIA E DA EDUCAÇÃO INFANTIL” 
FEIPAR/MIEIB – NEPIE/UFPR 
Exposição Fotográfica “30 anos do ECA e a Educação Infantil” 
Curitiba, 27 e 28/03/2020 – Campus Rebouças UFPR 
EVENTO ADIADO - DATA A SER DEFINIDA

Proposta: Composição de olhares sobre o tema, que façam ressoar a educação infantil como direito e o compromisso com a qualidade social, a dignidade e o sentido de humanidade que se estabelece por meio das relações que acreditamos serem saudáveis e promotoras de igualdade, respeito à diferença e valorização de todas e de todos.

Objetivo: Dar visibilidade ao que conquistamos nesses últimos 30 anos em termos de concepção de infância e prática pedagógica em prol da vida, da alegria e da constituição de sujeitos dignos no contexto da educação infantil brasileira.

Participantes: educadores e pesquisadores da área. Fotografias: que atendam aos critérios abaixo relacionados.

1. Imagem produzida no contexto da educação infantil que representem a proposta da Exposição Fotográfica “30 anos do ECA e a Educação Infantil”, acima descrita.

2. A imagem enviada deve ter resolução de pelo menos 300 DPIs, formato JPG.

3. Juntamente com a imagem, encaminhar:
  • em arquivo word as informações – SITUAÇÃO; INSTITUIÇÃO; LOCAL (CIDADE/ESTADO); AUTOR(A);
  • os termos de consentimento que constituem a autorização de uso de imagem dos sujeitos retratados e de quem fotografou: https://drive.google.com/drive/folders/1jitOcvYiL4ksnrQ8NRL4CyZMW HeSOcME?usp=sharing – devidamente preenchidas e ASSINADAS. 
  • o envio da imagem e documentos solicitados devem ser endereçados para o e-mail: 30anosecaeducacaoinfantil@gmail.com 
Seleção das imagens
Será realizada por uma Comissão de Ética e Estética da Criança, formada por representantes da Região Sul, pesquisadoras da UFPR, UFSC e UFRGS.

Quantidade: 30 imagens – para serem ampliadas e impressas.
* As demais imagens não selecionadas para a exposição, mas que estejam de acordo com os critérios da Comissão de Ética e Estética da Criança, farão parte de um vídeo (produzido pela comissão organizadora do evento) sobre o tema do evento a ser disponibilizado virtualmente.

Período de envio das imagens: até 06/03/2020

Curadoria FEIPAR - Daniele Marques Vieira
Equipe Técnica FEIPAR - Rochelle Allgayer, Gioconda Ghiggi, Catarina Moro, Daniele Marques Vieira
Comissão de Ética e Estética da Criança
 Marynelma Garanhani (UFPR)
 Soraya Conde (UFSC)
 Maria Carmen Silveira Barbosa (UFRGS)

Critérios para Seleção de Imagens
1. Assunto: aspecto concernente ao cotidiano da educação infantil – a imagem deve ter sido capturada em uma instituição de educação infantil, correspondendo à vivência da infância no contexto educativo, o que implica em relações educativas pertinentes ao que instituem o ECA e as DCNEI.
2. Imagem: formato digital HD com 300DPI's pelo menos salva em JPG.
3. Sujeitos: tanto as crianças retratadas como os adultos que realizaram as imagens, devem autorizar o uso da mesma no referido evento e produtos de ampla divulgação alienados ao tema “30 anos do ECA e a Educação Infantil” – documento disponibilizado pela Comissão de Ética e Estética da Criança.
4. Representação da Região Sul – para a seleção das 30 imagens da exposição, a comissão deverá contemplar 10 imagens que correspondam aos contextos específicos de cada Estado, para tornar a visibilização equânime; enquanto o vídeo poderá incluir todas as demais imagens que correspondam aos itens 1 e 2.

Vídeo - Roteiro: textos da exposição; as 30 imagens selecionadas; serão convidados os fóruns da Região Sul do MIEIB, com depoimentos de pelo menos 3 integrantes de cada fórum regional – FEIPAR, FCEI e FGEI – que deverão versar sobre a temática do evento e serem capturados localmente, com o tempo máximo de 1 minuto; demais imagens enviadas para a seleção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário